O iCloud é um serviço de armazenamento em nuvem fornecido pela Apple Inc. que permite aos usuários salvar, sincronizar e acessar seus dados, fotos, vídeos, arquivos e aplicativos de qualquer lugar e dispositivo. Também, permite aos usuários fazer backup de seus dados e informações do iPhone, iPad, iPod, Mac e outros dispositivos da Apple.
O serviço é integrado aos dispositivos da Apple e pode ser acessado em navegadores web e aplicativos em dispositivos Android e Windows.
No entanto, como é possível acontecer com qualquer serviço online, problemas de acesso à conta iCloud podem ocorrer e isso pode ser bastante estressante para aqueles que utilizam diariamente a ferramenta.
Este artigo apresenta os principais problemas e dificuldades relatados pelos usuários do iCloud e dicas de como resolvê-los.
Mesmo seguindo todos os procedimentos, caso você não consiga recuperar o seu acesso, entre em contato com um advogado especialista em Direito Digital para o apoio necessário.
– Esqueci minha senha do iCloud. O que fazer para redefinir e acessar a conta novamente?
A maneira mais eficiente e simplificada para redefinir a senha é com um iPhone ou outro dispositivo Apple confiável, ou seja, um dispositivo no qual já houve o início de uma sessão usando o ID Apple. O usuário precisará de um código de acesso (ou senha se for um Mac) configurado no dispositivo.
Se você esqueceu a senha, veja as opções abaixo para recuperar:
- Pelo iPhone, iPad, iPod touch ou outro dispositivo Apple confiável
- Acesse Ajustes.
- Toque em seu nome > Senha e Segurança > Alterar Senha.
- Siga as instruções na tela para redefinir a senha.
- Pelo Mac
Para redefinir a senha no Mac confiável, selecione o menu Apple > Ajustes do Sistema (ou Preferências do Sistema) > “Inicie a sessão com seu ID Apple”. Em seguida, clique em “Senha e Segurança”, Alterar Senha e siga as instruções na tela.
- Por outro dispositivo
Se você tiver um novo dispositivo Apple ou um dispositivo Apple no qual não iniciou sessão usando o ID Apple, poderá selecionar “Esqueceu o ID Apple ou a Senha?” quando essa opção for exibida.
- Pela internet:
Caso você não tenha um dispositivo confiável, pode redefinir a senha pela Internet, mas o processo pode demorar um pouco mais. Acesse o link a seguir: https://iforgot.apple.com/password/verify/appleid
Caso você não tenha acesso ao endereço de e-mail ou número de telefone associado à sua conta da Apple ou não consegue responder às perguntas de segurança, entre em contato com um advogado especialista em Direito Digital para auxiliar na recuperação da conta.
– Meu iPhone/ iPad/ iPod touch foi roubado/perdido e não consigo acessar o iCloud. Como devo agir?
Após perder ou ter um celular roubado/furtado, o usuário fica bastante vulnerável. Por isso, é muito importante buscar o bloqueio do dispositivo e após, tentar recuperar as informações dele.
SAIBA MAIS: Celular roubado, furtado ou perdido: conheça as medidas que devem ser adotadas para proteger e recuperar suas informações.
Se você tiver um dispositivo Apple, confira alguns procedimentos necessários para se proteger nesses casos e recuperar o acesso às informações:
1º) Procure o dispositivo em um mapa
Para encontrar o dispositivo, inicie sessão em “iCloud.com/find”. Você também pode usar o aplicativo “Buscar” de outro dispositivo Apple. Se o iPhone, iPad ou iPod touch não aparecer na lista de dispositivos, significa que o recurso Buscar não está ativado.
Caso você encontre o dispositivo, marque como perdido. Assim, ele é bloqueado remotamente com um código de acesso, mantendo as informações seguras.
2º) Faça um Boletim de Ocorrência
É muito importante realizar um Boletim de Ocorrência numa delegacia mais próxima da sua residência ou online. A polícia poderá solicitar o número de série do dispositivo. Saiba como encontrar essa informação aqui.
3º) Apague os dados remotamente
Se você notar que não irá recuperar o aparelho, uma opção para garantir a sua segurança é apagar os dados constantes no dispositivo, a fim de garantir que ninguém terá acesso a eles.
Também, recomenda-se acessar as configurações do ID Apple pelo navegador ou outro dispositivo Apple para remover o dispositivo perdido/roubado/furtado da lista de dispositivos confiáveis.
4º) Bloqueie o chip e o IMEI do aparelho
Ao bloquear o IMEI e o chip do celular, você também impedirá a utilização do seu dispositivo e da sua linha. O procedimento é realizado junto a operadora do celular e solicitado pelo titular da linha telefônica. Além da possibilidade de ir pessoalmente a uma agência, você também pode solicitar o bloqueio ligando:
- Claro: 1052
- Oi: *144 (de um celular Oi) ou 1057 (de qualquer telefone)
- TIM: *144 (de um celular Tim) ou 1056 (de qualquer telefone)
- Vivo: *8486 (de um celular Vivo) ou 1058 (de qualquer telefone)
- Correios Celular: 10543
Depois que realizar a solicitação para a operadora, o IMEI do celular será bloqueado em até 24 horas. A Anatel permite consultar o IMEI para saber se o bloqueio foi efetivado, sendo que é preciso ter o código para verificar.
Esse passo é ESSENCIAL para proteger suas informações, especialmente se você vinculou o número do seu celular às contas de redes sociais, e-mails e banco como forma de autenticação de dois fatores.
Após, procure a sua operadora para conseguir um novo chip com o seu número antigo.
5º) Procure um advogado especialista em Direito Digital caso ainda esteja enfrentando problemas em razão do roubo/perda do celular
Mesmo depois de realizar os primeiros procedimentos, muitas pessoas acabam sendo ainda mais prejudicadas. Por isso, recomenda-se que seja buscado apoio jurídico de um advogado especialista em Direito Digital.
– Minha conta iCloud foi bloqueada ou desativada. Como fazer para recuperar o acesso?
Outro problema comum é a conta iCloud bloqueada. Isso pode ocorrer se o usuário tentar fazer login várias vezes com uma senha incorreta, ou se a Apple detectar atividades suspeitas na conta, como tentativas de login de locais diferentes ou alterações na conta.
Se você vir uma das seguintes mensagens, o ID Apple será bloqueado automaticamente para proteger a sua segurança e você não conseguirá iniciar sessão em nenhum serviço da Apple:
- “Este ID Apple foi desativado por motivos de segurança”
- “Você não pode iniciar sessão porque sua conta foi desativada por motivos de segurança”
- “Este ID Apple foi bloqueado por motivos de segurança”
Nesses casos, você precisa redefinir a senha para recuperar o acesso. Confira no item 1 como realizar isso. Tente filmar, com outro celular, a realização do procedimento. Assim, você terá prova de todas as tentativas.
– Como entrar em contato com o suporte da Apple / iCloud / iTunes?
Os canais de contato do suporte da Apple são:
- https://support.apple.com/pt-br
- https://support.apple.com/pt-br/my-support
- Telefone Apple: 0800-761-0880
Lembre-se de documentar, por meio de prints ou salvando e-mails recebidos todas as tentativas de contato com a Apple para resolver o problema. Isso será muito importante numa eventual ação judicial.
– Como proteger uma conta do iCloud?
Proteger uma conta do iCloud é extremamente importante para manter suas informações pessoais e arquivos seguros. Aqui estão algumas medidas que você pode tomar para proteger sua conta do iCloud:
- Use uma senha forte: escolha uma senha segura e exclusiva para sua conta do iCloud, evitando o uso de senhas fáceis de adivinhar ou que já foram usadas em outras contas. Recomenda-se usar uma combinação de letras maiúsculas e minúsculas, números e caracteres especiais.
- Ative a autenticação de dois fatores: a autenticação de dois fatores adiciona uma camada extra de segurança à sua conta do iCloud. Quando ativado, você precisará fornecer um código de verificação exclusivo enviado para o seu dispositivo confiável antes de fazer login em sua conta em um novo dispositivo. Conheça como realizar isso aqui.
- Gere uma chave de recuperação: Uma chave de recuperação é um código de 28 caracteres gerado aleatoriamente que pode ser usado para redefinir a senha ou recuperar o acesso ao ID Apple. Veja como fazer isso aqui.
- Mantenha seus dispositivos atualizados: certifique-se de que todos os seus dispositivos, incluindo iPhone, iPad e Mac, estejam executando a versão mais recente do sistema operacional da Apple. As atualizações de software geralmente incluem correções de segurança importantes.
- Não compartilhe informações de login: nunca compartilhe suas informações de login com outras pessoas ou aplicativos não confiáveis.
- Monitore sua conta: monitore regularmente sua conta do iCloud para detectar atividades suspeitas. Verifique se há acessos não autorizados ou atividades incomuns em seus dispositivos conectados.
Ao seguir essas medidas de segurança, você pode ajudar a proteger sua conta do iCloud e manter seus dados pessoais seguros.
– Ainda está com problemas de acesso? Procure um advogado especialista em Direito Digital
Caso as tentativas realizadas para resolver o seu problema não sejam eficientes, procure um advogado especialista em Direito Digital. Em alguns casos, pode ser necessária a realização de uma ação judicial para tentar recuperar o acesso. Confira alguns casos a seguir:
Consumidor e processual. Telefonia. Ação de obrigação de fazer cumulada com pedidos indenizatórios. Sentença de parcial procedência. Pretensão à reforma manifestada por ambas as partes. Falha na prestação de serviços configurada. Demora no fornecimento de nova senha para acesso ao “ID Apple”, com a finalidade de bloquear o acesso a aparelho roubado. Dano moral caracterizado. Quantum indenizatório majorado para o equivalente a R$ 5.000,00 (cinco mil reais) (…) (TJSP; Apelação Cível 1083065-32.2021.8.26.0100)
Apelação. Ação de obrigação de fazer cumulada com indenizatória por danos morais. Sentença de procedência. Autora que teve o aparelho celular furtado. Acesso de terceiros à plataforma iCloud. Autora que se viu obstada de acessar sua ID Apple. Perda de dados arquivados na plataforma da ré. Tentativas frustradas de solução pela via administrativa. Falha na prestação de serviço configurada. Obrigação de fazer bem determinada. Danos morais caracterizados. Quantum arbitrado que deve ser mantido. Sentença mantida. Recurso não provido. (TJSP; Apelação Cível 1004740-43.2021.8.26.0003)
AÇÃO DE OBRIGAÇÃO DE FAZER c/c pedido de indenização por danos morais. Apelo interposto pela autora exclusivamente contra a parte da sentença que afastou o pedido de indenização por danos morais formulado contra a corré, Apple, que foi condenada apenas à obrigação de fazer, consistente no restabelecimento do acesso da autora à sua conta de serviço iCloud. Irrecusável a ocorrência de danos morais. Aparelho da autora que foi roubado enquanto utilizava aplicativo waze, e que, portanto, estava totalmente desbloqueado para todos os acessos. Meliantes que se valeram dessa oportunidade, e alteraram todas as senhas do aparelho celular. Autora que, logo após o evento, entrou em contato com a ré, solicitando o bloqueio da conta iCloud, vinculada ao aparelho, para obstar o acesso, pelos ladrões, das informações e aplicativos constantes do celular. Tentativas infrutíferas. Autora que teve sua solicitação ignorada pela prestadora de serviços escolhida, e que ficou temerosa diante da possibilidade de o hacker continuar utilizando, sem restrições, os dados e informações privadas de seu celular. Fixação da indenização por danos morais em R$ 10.000,00. Apelo provido. (TJSP; Apelação Cível 1033013-03.2019.8.26.0100)
O escritório Secfém Galhardo Advogados está pronto para avaliar a sua situação e encontrar soluções jurídicas.