Quando uma conta de Instagram é desativada, isso gera muitos problemas para o usuário. Esse assunto vem despertando muita discussão, especialmente no que se refere às razões para desativação e as possibilidades de recuperação da conta.
Inicialmente, é importante destacar que a plataforma Instagram possui suas próprias Políticas e Termos de Uso, que devem ser respeitados pelos usuários. Essas políticas incluem a proibição de publicação de conteúdo inapropriado, uso de bots, spam, atividade suspeita ou violação de direitos autorais, dentre outros.
Se você conhece alguém que foi ou está com a conta do Instagram desativada e precisa de serviços jurídicos, envie uma mensagem para o escritório Secfém Galhardo Advogados e fale com especialistas em Direito Digital:
Por que uma conta de Instagram pode ser desativada, bloqueada ou banida?
No caso de violação das regras estabelecidas pelo Instagram, a conta do usuário pode ser banida, bloqueada e desativada, o que impede o acesso do usuário a sua conta e a seus conteúdos. São exemplos de situações:
- Denúncias realizadas por outros usuários.
- Uso de ferramentas ou aplicativos para conseguir curtidas, seguidores ou compartilhamentos de forma artificial.
- Publicação de conteúdo sexual, inclusive que envolva menores de idade ou imagens íntimas de outras pessoas.
- Violação à propriedade intelectual, quando divulgar réplicas ou produtos falsificados.
- Divulgação de informações falsas, incluindo fake news.
- Problemas técnicos ou de segurança, por exemplo falhas no sistema de autenticação ou vulnerabilidades de segurança.
Conheça mais sobre as regras do Instagram aqui.
Qual é o período em que uma conta de Instagram pode ficar banida e desativada?
O período em que uma conta do Instagram pode ficar banida e desativada depende do motivo da punição e das políticas da plataforma. Em geral, o Instagram pode banir temporariamente uma conta por um período de 1 a 30 dias, dependendo da gravidade da violação das políticas.
Já no caso de desativação da conta, o período pode ser indefinido, ou seja, a conta pode permanecer desativada permanentemente, especialmente se a violação das políticas for grave e recorrente. No entanto, em alguns casos, o Instagram pode permitir que o usuário recupere sua conta após um período de tempo determinado, desde que o usuário cumpra condições específicas ou apresente uma defesa convincente para o Instagram.
Caso apareça uma mensagem dizendo que a sua conta de Instagram foi desativada de forma permanente ou que não é possível reverter a situação, como a seguir, uma alternativa recomendada para recuperação da conta é mediante a realização de uma ação judicial, conforme mais detalhado a diante.
O que fazer para recuperar a conta de Instagram desativada?
- Realize o procedimento de recurso do Instagram: Logo que o Instagram identifica que a sua conta será desativada, ele permite que você apresente um recurso, discordando da decisão. Realize o procedimento e tire print de tudo que estiver aparecendo.
- Verifique se sua conta foi invadida: Verifique se a sua conta foi invadida e se alguém pode ter alterado suas informações de login. Nesse caso, você pode tentar recuperar a conta seguindo as instruções do Instagram para contas hackeadas.
- Entre em contato com o suporte do Instagram: Se nenhuma das soluções acima funcionar, entre em contato com o suporte ao cliente do Instagram. Eles podem ajudá-lo a recuperar sua conta bloqueada, desde que forneça as informações necessárias para provar que é o proprietário legítimo da conta. Acesse o suporte do Instagram: instagram.com/hacked.
- Tente acessar por outros dispositivos: É possível que o Instagram tenha bloqueado seu endereço de IP e não a conta. Por isso, tente acessar a sua conta por meio de outro dispositivo (computador, tablet ou celular) de um amigo ou familiar ou outra rede (Wi-Fi/dados móveis) diferente.
Ainda não conseguiu recuperar a sua conta? Procure um advogado especialista em Direito Digital
Caso a desativação da conta seja injusta ou indevida, você deve buscar apoio jurídico de advogado especializado em Direito Digital para avaliar a possibilidade de ingressar com uma ação judicial contra o Instagram, visando a recuperação da conta e a reparação dos danos causados pela desativação indevida.
Lembre-se: é muito relevante documentar tudo o que ocorreu e as mensagens recebidas/enviadas pelo Instagram, através de prints ou outras formas adequadas.
As vantagens de realizar uma ação judicial com um advogado especialista em Direito Digital para recuperar a conta de Instagram bloqueada são:
– Conhecimento especializado: um advogado especialista em Direito Digital tem conhecimento aprofundado sobre as leis e regulamentações relacionadas ao uso da tecnologia, internet e mídias sociais, o que pode ajudar a tomar decisões mais informadas e estratégicas.
– Multas: os juízes determinam um prazo para a rede social devolver a conta e fixam uma multa diária em caso de descumprimento. Assim, as redes sociais acabam agindo de forma rápida para resolver o problema.
– Indenização: existe a possibilidade de obter uma indenização a título de danos morais, paga pelo Instagram ao usuário que teve a conta invadida, em razão da falha na prestação de serviços, especialmente por não ter mecanismos de segurança eficazes e não prestar suporte ao usuário.
– Segurança: recuperar uma conta por meio de uma ação judicial é bastante seguro, já que os juízes podem obrigada a plataforma a devolver a conta e o contato ocorre diretamente com o Instagram, sem intermediação de terceiros, como hackers éticos/pessoas que oferecem serviço de recuperação.
Entre em contato conosco para saber mais informações sobre como podemos te ajudar na recuperação da sua conta de Instagram desativada.
Conheça mais conteúdos sobre esse tema feitos por nós: Jusbrasil