Cada vez mais, as redes sociais, como o Instagram e Facebook, vêm sendo utilizadas para aplicação de golpes digitais. Existem duas principais formas de uma conta invadida.
A primeira envolve a participação da vítima, isto é, por meio de técnicas utilizando engenharia social, a vítima, enganada, informa dados pessoais e confidenciais como senhas, telefone, códigos de autenticação etc., a terceiros.
A outra forma envolve a operadora de telefone celular, sendo aplicado o golpe conhecido como SIM Swap.
A partir do momento que a vítima perde o acesso à sua conta, todos os seus dados, conversas e fotos são acessados por terceiros mal-intencionados. Além disso, comumente diversas publicações são feitas nos stories para angariar dinheiro ou vantagens indevidas, através de falsas vendas de móveis e eletrodomésticos, esquema de investimentos envolvendo PIX, entre outros.
Quais são as medidas que devem ser adotadas para recuperar uma conta invadida?
Primeiramente, busque em sua caixa de entrada do endereço eletrônico vinculado ao seu perfil um e-mail enviado pelo Instagram informando que seus dados foram alterados ou um novo login foi feito na sua conta. Se você recebeu esse aviso, poderá desfazer essa mudança clicando na opção para reverter a situação.
Caso essa opção não dê certo, realize o procedimento da plataforma para recuperar a sua conta.
Se estiver enfrentando problemas para entrar em uma conta do Instagram que possui fotos em que você aparece, você poderá precisar carregar um “vídeo-selfie” para confirmar que você é uma pessoa de verdade e a sua identidade. O processo de análise pode levar até quatro dias úteis.
Caso a conta não possua fotos em que você aparece, por ser, por exemplo, uma conta comercial, você pode tentar recuperá-la pelo procedimento padrão da plataforma.
Conheça como realizar os procedimentos disponíveis pelo Instagram aqui.
E se a situação persistir?
É muito comum que o procedimento da plataforma não seja eficiente e a sua conta continue invadida. Por isso, se a situação persistir, você deve buscar um advogado especialista em Direito Digital para recuperação segura da conta por meio de uma ação judicial. O apoio jurídico nesses momentos é fundamental para dimensionar o que pode ser feito e proteger os seus direitos.
Em alguns casos, também é possível pleitear judicialmente uma indenização a título de danos morais e materiais, dependendo do contexto, da relevância e da finalidade da conta.
Veja algumas jurisprudências sobre o tema:
Consumidor e processual. Ação de obrigação de fazer cumulada com indenização por dano moral julgada procedente. Pretensão à reforma da sentença manifestada pela ré. Autora que teve seu perfil na rede social Instagram invadido. Fraudador que utilizou sua conta para anunciar produtos como se fossem dela, causando prejuízos a terceiros. Ré que foi prontamente informada, mas permaneceu inerte, ensejando o ajuizamento desta demanda. Danos morais caracterizados. Situação vivenciada pela autora que não pode ser classificada como mero aborrecimento do cotidiano. Quantum indenizatório mantido em R$ 8.000,00 (oito mil reais), adequado e razoável à vista das peculiaridades do caso concreto e das funções compensatória e pedagógica da indenização. (…) (TJSP; Apelação Cível 1000385-19.2022.8.26.0564; j. 29/11/2022)
Apelação. Prestação de Serviços. Rede social Instagram. Conta da autora que foi hackeada por terceiros, invadida e utilizada para perpetrar golpe em nome desta. Falha na prestação de serviços devidamente demonstrada, haja vista o dever de segurança ínsito ao serviço disponibilizado. Responsabilidade objetiva. Teoria do risco. Ausência de qualquer excludente de responsabilidade. Danos morais configurados. Quantum indenizatório que deve ser mantido. Correta a condenação do réu aos ônus sucumbenciais. Sentença mantida. (…) (TJSP; Apelação Cível 1011169-31.2021.8.26.0066; j. 07/10/2022)
Outras medidas importantes
Ao perceber que sua conta está invadida, avise seus familiares, amigos e pessoas próximas para que tenham ciência do que está acontecendo e não forneçam nenhum dado ou dinheiro para quem está com o controle da conta.
Também é recomendado a realização de um Boletim de Ocorrência para apurar eventuais crimes que tenham ocorrido em razão da invasão.
A vítima precisa documentar tudo que ocorreu, os e-mails e as mensagens recebidas/enviadas, por meio de prints ou outras formas adequadas. Isso poderá servir de prova em uma eventual ação judicial.
Se você conseguir recuperar a sua conta, o primeiro passo é alterar a sua senha e ativar a autenticação de dois fatores. Depois cancele o acesso a aplicativos de terceiros suspeitos aqui.
Lembre-se: a recuperação do controle de uma conta invadida é fundamental para evitar a aplicação de novos golpes, acesso de dados e uso indevido da imagem.
Fonte: Tech Compliance. Para conferir o artigo na íntegra, acesse aqui.
Autora: Laura Secfém Rodrigues
O escritório Secfém Galhardo Advogados é especializado em recuperação de conta de Instagram. Estamos prontos para te ajudar a recuperar o controle da sua conta e restabelecer sua presença online.
Além disso, confira outros conteúdos que podem te ajudar a recuperar a sua conta de Instagram feitos por nós: